Nossa História

Em 1993, por ocasião da realização do FamilyFest (festival das famílias) que reuniu cerca de 15 mil pessoas de vários continentes, em Roma, promovido pelo Movimento Famílias Novas, um dos setores do Movimento dos Focolari, lançaram o Projeto de Solidariedade à Distância.    

A fim de viabilizar o Projeto Solidariedade à Distância, foi implementado uma ONG de cooperação internacional, vinculada ao Movimento dos Focolares, com base na Itália, denominada AFN - Azione per Famiglie Nuove onlus, presente em mais de 180 países, que apoia diversas iniciativas em nível mundial através do apadrinhamento afetivo. O Projeto resume-se na contribuição mensal às famílias em situação de vulnerabilidade social, visando dar apoio no crescimento e segurança às crianças e adolescentes, mantendo-as no próprio local de origem. Além do apoio financeiro, os padrinhos se envolvem afetivamente por meio de contatos via correspondências (cartas, e-mails, etc) ou mesmo com visitas aos seus apadrinhados.

Em Porto Alegre, a Associação Famílias em Solidariedade - Afaso foi fundada em 05/05/1994, sob forma jurídica de associação, na Vila Nossa Senhora de Fátima - Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, para viabilizar a Projeto de Solidariedade à Distância. No início, 50 famílias foram inclusas no projeto e eram acompanhadas por meio de visitas domiciliares realizadas por membros do Movimento dos Focolari. Através da construção de vínculos, criou-se a confiança e a empatia para apoiá-las no sentido de mudar as condições de vida, especialmente quanto à escolarização das crianças, adolescentes e adultos, à busca de atendimento médico, odontológico, encaminhamentos para vagas de emprego, contatos institucionais, tanto na própria comunidade, quanto fora dela, confecção da documentação, registros dos filhos, pois muitos não tinham registro de nascimento.

A partir de 2006 foi construída uma sede na Vila Nossa Senhora de Fátima/Bom Jesus, onde 96 crianças e adolescentes são atendidos, diariamente no contraturno escolar e participam de oficinas de informática, artesanato, esporte, recreação, expressão corporal e formação cidadã e espiritual e recebem duas refeições dia, sendo uma delas o almoço. Também, 64 famílias são atendidas por meio de atendimentos individuais, reuniões mensais e visitas domiciliares.

Para dar conta do atendimento, a Afaso conta com profissionais das áreas de Psicologia, Pedagogia, Serviço Social, educadores, oficineiros, além de uma profissional de  serviços gerais e de uma cozinheira.  

Todos os participantes, incluindo os profissionais, procuram colocar em prática a regra de outro “Faça ao outro o que gostaria que fosse feito a ti”. A partir desta vivência, procura-se construir a Cultura da Paz, a Cultura da Partilha e da Fraternidade Universal.

A manutenção da Afaso é proveniente de diferentes de apoiadores, os quais: a Prefeitura de Porto Alegre, participação em editais, projetos de captação no Conselho Municipal de Porto Alegre e de colaboradores (pessoas físicas – padrinhos e madrinhas).

Missão:

Promover a formação humana e cidadã de crianças, adolescentes e famílias em vulnerabilidade social, segundo o carisma da Unidade inspirado em Chiara Lubich.

Visão:

Ser referência na promoção e vivência da cultura de Paz e da Unidade na região Leste de Porto Alegre.

Nossa equipe

Em breve

R. A Vila Ns. de Fátima, 377 - Bom Jesus, Porto Alegre - RS, 91420-570

Ligue:

51-3381-3258

​51-98447-0716

Email:

coordenação.afaso@gmail.com

  • w-facebook